Tuesday 13 December 2011

Canadianas de Burqa e a idolatria do lucro

Os bispos portugueses pedem o fim da “idolatria do lucro” e apresentam os pilares para ultrapassar a crise. Da nota pastoral que foi hoje divulgada, destaco a seguinte frase: “O que alguns detêm em vez dos outros é o que precisamente têm para os outros, pois toda a propriedade tem dimensão social. Nada obtemos inteiramente sós, de nada fruímos legitimamente sós.”


O Canadá tomou a decisão polémica de proibir o uso de véus islâmicos que tapem a cara durante as cerimónias de naturalização. Há quem fale em atropelo à liberdade religiosa.

A julgar pela cobertura mediática, pode-se pensar que só na Igreja Católica é que há escândalos de abusos sexuais. Infelizmente esta triste realidade não conhece fronteiras religiosas, como se veio a provar numa comunidade de judeus ultra-ortodoxos em Nova Iorque.

Numa notícia mais festiva, vem aí novo concerto de Natal do coro composto por jovens de vários movimentos católicos. Informação aqui!

Entretanto, nos últimos dias, surgiram algumas notícias interessantes, a começar com a nomeação do Padre Tolentino Mendonça para consultor do Conselho Pontifício para a Cultura passando pela confirmação de que o Papa vai mesmo ao México e a Cuba na Primavera e finalmente a notícia da morte do Cardeal Foley, que durante os seus tempos na Curia Romana era conhecido como “o homem mais simpático do Vaticano” e tratado amigavelmente por “His Foleyness”.

No comments:

Post a Comment

Partilhar