Casey Chalk |
Muito do material apologético católico
e evangélico
ridiculariza as crenças mais excêntricas da ISUD – a corporalidade de Deus, o
casamento eterno e os tons de politeísmo, entre outros. Quando eu era um jovem
evangélico ensinaram-me que o mormonismo é uma seita. Sejam quais forem as
heresias presentes na teologia mórmon, a nossa abordagem aos mórmons, enquanto
católicos que somos, precisa de ser repensada.
A apologética cristã respeitante aos mórmons costuma
assumir uma de duas formas. Uma abordagem
recomenda atacar as crenças dos Santos dos Últimos Dias através do “texto-prova”.
Para os protestantes, isto resulta naturalmente da presunção da claridade da
Escritura. Claro que o que parece claro para um provavelmente parecerá muito
menos claro para outro, sobretudo se tiver sido catequizado para ler a Bíblia
de uma certa forma. Mas existe ainda outra dificuldade quando se debate com os
mórmons, é que a ISUD ensina que a Bíblia é subserviente ao Livro de Mórmon,
logo eles têm sempre esse trunfo em qualquer debate sobre texto-prova.
A
outra abordagem recomenda confrontarmos os missionários mórmons com alguns
dos aspectos mais bizarros da sua fé. Um autor católico conhecido descreve uma
vez em que conseguiu forçar uns missionários a reconhecer algumas das
idiossincrasias das suas crenças. Depois assegurou-lhes que “isso é
simplesmente uma loucura”. Não faço ideia porque é que essa estratégia haveria
de resultar. Raras são as pessoas que são persuadidas a abandonar a sua religião
simplesmente porque um estranho lhes diz que as suas crenças são ridículas.
Aliás, eu diria que isto teria precisamente o efeito
contrário. Mais, há muitos não cristãos que consideram as histórias da Bíblia “simplesmente
loucas”, e os cristãos não católicos gozam frequentemente com as aparições
marianas, como Guadalupe, Lourdes ou Fátima.
Ambas estas estratégias assumem um ponto de partida inerentemente
contencioso para o diálogo com os mórmons. Talvez seja natural, tendo em conta
as muitas heresias da ISUD. Mas por outro lado isso ignora o facto de os missionários
mórmons serem, de provavelmente todos os grupos religiosos nos Estados Unidos,
aqueles que mais tentam falar de Jesus na Praça Pública. Nunca um evangélico ou
um católico me bateu à porta para pedir para falar sobre Jesus. Mas ao longo
dos anos muitos mórmons o fizeram. Duvido que seja caso único. A Igreja Mórmon
pode ter ideias erradas sobre Cristo, mas pelo menos têm vontade e são persistentes
no seu desejo de falar dele.
Para além disso, os mórmons têm sido aliados constantes
de evangélicos, católicos e ortodoxos nas batalhas contra as forças seculares
agressivas na América. Têm trabalhado incansavelmente para preservar as suas
comunidades, resistir às tentações e influências da cultura pós-cristã e lidar
com os ataques contra eles e contra a sua devoção a Cristo. Este zelo viu-se de forma
especial há dez anos quando membros da ISUD colaboraram com conservadores
de outras religiões para fazer aprovar a Proposição 8, que durante algum tempo
proibiu o casamento homossexual no Estado da Califórnia.
Modelo do templo mórmon em construção em Lisboa |
E a vida dos missionários mórmons não é nada fácil,
poucas são as vocações religiosas que se comparam em termos de intensidade ou
sacrifício. Para os homens, as missões duram dois anos; as missões das mulheres
são de ano e meio. Durante esse tempo os missionários nunca deixam o seu
território de missão. Têm poucas oportunidades de falar com família e amigos.
Vivem com um orçamento apertado – muitos comem apenas cereais e noodles,
praticamente todos os dias, durante meses. Passam cerca de doze horas por dia
em missão, enfrentando muitas vezes hostilidade ou indiferença. Um amigo meu
mórmon que foi enviado para o Japão conseguiu converter apenas uma pessoa durante o tempo inteiro que
lá esteve.
Para as mulheres o sofrimento e o risco são ainda piores.
Uma missionária contou-me uma vez que um homem que parecia sinceramente
interessado na sua religião, mas afinal apenas queria casar! Outros homens
tentaram abordá-la fisicamente. Certa vez um homem bêbado e quase nu saiu de
casa a correr e a praguejar contra ela. Os mórmons, talvez mais até do que
outras tradições religiosas, conhecem o falhanço. Recentemente disse a uns
convidados que a sua experiência parecia um pouco uma passagem pelo inferno – o
mais experiente acenou com a cabeça.
Por tudo isto eu argumentaria que o modo certo para
começar um diálogo com missionários mórmons não é polémica e hostilidade, mas
hospitalidade. Recentemente a minha mulher e eu convidámos duas missionárias
para jantar, e foi muito divertido.
Durante a sobremesa elas sentiram-se na obrigação de
partilhar a sua fé. Nós ouvimos cuidadosamente e fizemos algumas perguntas.
Disse-lhes que discordava deles por razões teológicas e filosóficas, que
expliquei de forma breve. A minha mulher – de forma muito perspicaz – partilhou
a sua experiência de ter sido traída pelo padre Marciel Maciel, o fundador dos
Legionários de Cristo, que vivia uma vida dupla. Explicou que tinha sido
difícil, mas essencial, manter a sua fé em Cristo, mesmo quando aprendeu que o
homem que tanto admirava, afinal era um patife. O paralelo com a vida de Joseph
Smith, fundador da Igreja Mórmon, foi perfeito e espero que as missionárias o
tenham entendido.
Creio que esta abordagem é superior à da confrontação.
Sim, os erros teológicos do mormonismo são terríveis. Mas ao mesmo tempo eles
estão nas ruas a falar de Jesus numa altura em que cada vez menos pessoas O
conhecem. Isso tem de valer alguma coisa. E se quiserem passar cá por casa para
partilhar uma refeição, construir uma amizade e trocar opiniões sobre Deus, a
nossa porta está sempre aberta.
Se Deus quiser, algo dessa vida partilhada, bem como os
nossos testemunhos sobre Cristo e a sua fidelidade à sua Igreja, terão um
impacto maior e mais duradouro do que a polémica e hostilidade contenciosa.
Casey Chalk é um autor que vive na Tailândia, onde edita
um site ecuménico chamado Called to Communion. Estuda teologia em Christendom
College, na Universidade de Notre Dame. Já escreveu sobre a comunidade de
requerentes de asilo paquistaneses em Banguecoque para outras publicações, como
a New Oxford
Review e a Ethika
Politika.
(Publicado pela primeira vez em The Catholic Thing na quarta-feira, 9 de Janeiro de
2019)
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