Wednesday, 25 June 2014

Sacanices sudanesas, pasteleiros e casamentos

Vida salva pelo TEDH
O caso da sudanesa cristã, Meriam Ibrahim, já passou os limites do razoável. Agora parece que o Sudão está só a gozar connosco. Então não é que a mulher foi detida porque viajava com passaporte do Sudão do Sul, obtido em virtude de ser casada com um cidadão desse país… mas o Sudão não a reconhece como cristã, por isso não reconhece o seu casamento com um cristão e por isso também não reconhece o seu direito a ter um passaporte do Sudão do Sul…


E o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem impediu, numa decisão tomada na noite de ontem, um caso de morte assistida em França. O debate sobre a Eutanásia está de novo ao rubro.

Andámos ao longo das últimas décadas a brincar com o conceito de casamento. O resultado? Actualmente: “É mais difícil para um pasteleiro no Colorado deixar os seus clientes, do que os parceiros num “casamento” homossexual no Massachusetts deixaram-se um ao outro.

7 comments:

  1. Qual o mal do casamento homessexual ou da eutanásia?

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  2. Pois, e qual o mal de matar judeus, cristãos, benfiquistas e alentejanos? E qual o mal de um homem casar com várias mulheres ou com vários homens? E qual de uma mulher casar com um cão ou com vários?

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  3. Sabe o que é testamento vital? Desde que o casamento seja consentido por todas as partes envolvidas ninguém tem nada haver com isso.

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  4. Estou de acordo então as pessoas não são livres? No caso da eutanásia ponho mais reticências porém acho errado prolongar o sofrimento e se a pessoa não tiver cura possível e assim o decidir deve ser livre de o fazer.

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  5. O "mal" do casamento homossexual é que é uma coisa que não existe.
    O casamento não é uma instituição inventada pelos estados ou pelas sociedades, é universal e anterior a todas as outras instituições existentes actualmente no mundo, incluindo qualquer igreja. Logo, nenhum estado, nenhuma sociedade e nenhuma pessoa é livre de mudar a sua definição.
    Desde sempre casamento significou uma união entre homem e mulher. Por vezes, e nalguns sítios, entre um homem e várias mulheres, talvez tenha havido nalgum local entre uma mulher e vários homens, mas nunca, em caso algum, entre pessoas do mesmo sexo, uma vez que isso frustra automaticamente um dos principais propósitos do casamento que é a geração de prole.
    O "mal" é que quando começamos a chamar a qualquer arranjo social entre duas pessoas que nutrem estima uma pela outra "casamento", o verdadeiro casamento é desvalorizado.
    Tomemos outro caso. Para se ser polícia é preciso um longo e complicado processo. Mas se amanhã sair uma lei a dizer que basta ter uma pistola e um chapéu para se chamar polícia e passar a ter os direitos e obrigações inerentes a isso, então os verdadeiros polícias perdem influência. É uma questão de lógica. Quando tudo é casamento, nada é casamento. Isso enfraquece a família e famílias fracas dão sociedades fracas.
    Há também preocupações do ponto de vista da liberdade religiosa, que são sérias. Pode ver mais aqui: http://actualidadereligiosa.blogspot.pt/2014/01/direitos-homossexuais-v-liberdade.html
    Em relação à frase "Desde que o casamento seja consentido por todas as partes envolvidas ninguém tem nada haver com isso." Ver: http://www.actualidadereligiosa.blogspot.pt/2014/05/mero-consentimento-e-o-fim-da-dignidade.html

    No caso da eutanásia, o mal está em nos transformarmos numa sociedade que transmite aos doentes, aos velhos e aos infelizes a ideia de que mais vale matarem-se, porque as suas vidas não valem a pena. Essa não é a sociedade que quero para os meus filhos, não é a sociedade que quero para mim, nem para os meus pais.

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  6. Tanto existe que está contemplado na lei o nome que se lhe dá é irrelevante.
    Ninguém toma a decisão de morrer de animo leve, porém quando já não existe tratamento possível não faz sentido prolongar o sofrimento.

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  7. Que lhe estorva o casamento homossexual? Se eles se querem casar pois que se casem são livres, é importante se lhe chama casamento ou união? Já dizia a minha avó, "cada um sabe de si e Deus de todos".

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