Wednesday, 10 January 2024

A Nata da Sociedade?

O termo “a nata da sociedade” é frequentemente empregue para descrever os estudantes de universidades de elite nos Estados Unidos. Por vezes é usado de forma irónica, como quando as pessoas perguntam, sobre os estudantes a manifestar-se a favor do Hamas: “Estes miúdos são a nata da sociedade americana?” Pois não são, não. Mas a verdade é que nunca foram.

Isto não é meramente um comentário sobre as nossas instituições académicas supostamente de elite. A maioria das pessoas que inventaram coisas, criaram empresas, defenderam a pátria, serviram as suas comunidades e construíram famílias não frequentaram as instituições da Ivy League – Harvard, Princeton e Yale – nem qualquer outra das instituições de “elite”. Muitas frequentaram universidades estaduais, academias militares ou pequenas faculdades de artes liberais. Muitos mais ainda não frequentaram universidade alguma.

No seu livro: “The Best and the Brightest”, escrito nos anos 70, David Halberstam criticou o grupo de intelectuais de elite – na maioria ex-alunos das universidades da Ivy League – que rodearam o presidente Kennedy e que planearam a condução da desastrosa guerra do Vietname.

Há por isso muitas razões pelas quais é apenas uma tontice associar o termo “a nata da sociedade” a alunos – ou professores – de universidades de elite.

Os alunos destas escolas são frequentemente inteligentes e capazes, e há também excelentes professores. Mas o meu ponto é mais geral e não se foca apenas em instituições específicas. O que eu defendo é que nenhum aluno, de nenhuma faculdade ou universidade constitui a nata da sociedade americana. E digo isso na qualidade de alguém que adora ensinar, que adora os seus alunos, e que se considera muito sortudo por poder fazer o que faço.

A razão pela qual digo que nenhum destes alunos é a nata da sociedade americana é porque eles são meramente miúdos a estudar. A nata da sociedade americana está na própria sociedade, a trabalhar, a servir, a cuidar de famílias, a construir coisas, a inventar coisas e tudo o resto.

Aristóteles e Tomás de Aquino já diziam que ser em acção é melhor do que ser em potência, e os alunos são, essencialmente, grandes bolas de potência. Anseiam ser em acção, fazer coisas importantes, mas a maioria simplesmente não tem a formação ou as capacidades de o fazer para já, nem possuem a maturidade, a experiência ou o juízo.

Sim, os miúdos têm potencial. Se vão cumprir esse potencial é outra coisa. Aqueles de nós que os ensinamos, que os admiramos e que gostam tanto deles, sabemos que, de diversas formas, eles são obra em curso. Não são propriamente, como dizia o apresentador Rush Limbaugh, “jovens crânios cheios de papa”, embora haja aí algum elemento de verdade. Muitos dos meus alunos são muito mais inteligentes e maturos do que eu era na sua idade, mas isso não significa que estejam prontos para os desafios do mundo.

Então quem é que é mais inteligente do que eles? Para já, os seus pais. Nunca deixo de me surpreender como os adolescentes compram a propaganda que lhes é dirigida pelos media e que representa os pais como idiotas.

Os seus pais podem ser neurocirurgiões, líderes de empresas, oficiais das forças armadas, engenheiros aeroespaciais, podem saber electrificar todo um edifício – mas supostamente são “burros”. Dizem-me que “os pais não compreendem o sexo e o amor”. É mesmo necessário responder a uma afirmação dessas feita por um jovem que é o resultado de um acto sexual e que parece ser saudável, bem alimentado e está numa universidade?

Esses pais parecem saber algo mais sobre sexo e amor do que os media dão a entender.

Por isso talvez fosse melhor ideia se disséssemos aos nossos jovens – e refiro-me aqui sobretudo aos jovens a quem é dado o privilégio de poder ter uma educação universitária – que eles não são a nata da sociedade. Essa honra é algo que terão de conquistar no mundo real, cuidando de outros, fazendo coisas de valor e servindo a Deus e ao seu próximo.

Neste momento não passam de grandes bolas de potencial. Se algum dia vão ser alguma coisa de valor depende da sua capacidade de aprender algo de valor; de dominarem capacidades e virtudes importantes, incluindo as suas próprias paixões e apetites; compreenderem-se melhor a si mesmos e aos seus concidadãos; ganharem a experiência de que precisam no mundo, incluindo a experiência para recuperar de erros e de fracassos.

Eu digo aos meus alunos que se querem viver de uma certa forma o melhor é encontrarem pessoas a viver a vida da forma como acham que ela deve ser vivida, e depois observarem-nas, aprender delas e deixar que o seu exemplo vos desafie.

As pessoas só se deviam preocupar com aquilo em que vocês se tornam, e não com a escola que frequentaram. Não lhes devia interessar se foram para a escola, sequer, desde que consigam desempenhar a vossa função. A forma como as universidades passaram a ser determinantes na progressão da carreira é uma das histórias mais tristes do pós-Segunda Guerra Mundial, e tem de parar. Eu acredito no valor de uma educação universitária, mas ela não deve ser tratada como um sine qua non para a progressão.

Acredito que todos os meus alunos têm o potencial de se tornarem a nata da sociedade. Acredito nisso porque a minha fé me diz que por mais baixo que tenham descido, ou por mais tolos que pareçam ser, Deus lhes pode dar aquilo de que precisam para poderem brilhar.

Por vezes os miúdos que descartamos como sendo um desastre completo acabam por se tornar os mais fiéis servidores de Deus. Não se trata de algo que possamos controlar ou prever. Está nas mãos de Deus. Mas o estatuto de serem a nata da sociedade está no seu futuro, como estão os seus melhores dias.

Por isso, quando os jovens ouvem falar em nata da sociedade devem perceber que provavelmente estão diante de vendedores de banha da cobra. E devem responder: “A sério? Achas mesmo que sou assim tão burro? Estás a ver aquelas pessoas que estão no mundo a fazer coisas, a defender o seu país e a servir a Deus e ao próximo? Esses é que são a nata da sociedade. Só espero um dia poder ser como eles. Entretanto cala-te, preciso de estudar e preparar-me, e conversas da treta sobre a nata da sociedade não vão levar-me onde preciso de ir”.


Randall Smith é professor de teologia na Universidade de St. Thomas, Houston.

(Publicado pela primeira vez em The Catholic Thing na terça-feira, 9 de Janeiro de 2024)

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1 comment:

  1. Bernardo Vidal Pimentel14 January 2024 at 03:39

    Dentro do mesmo tema da "nata" da "Liga de Ivy" e o que dizem os seus representantes do genocídio de judeus:
    https://www.wordonfire.org/articles/barron/ivy-league/

    Não são só os alunos, infelizmente. São também alguns pais e instituições que deslizam pesadamente na direcção do relativismo moral.

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